
O Ministério da Saúde enviou, nesta quarta-feira (31), mais 100 unidades de fomepizol para a Bahia após a confirmação de sete novos casos de intoxicação por metanol no interior do estado. Com a nova remessa, a rede estadual de saúde passa a dispor de 206 unidades de fomepizol e 318 ampolas de etanol, medicamentos utilizados no tratamento desse tipo de intoxicação.
A distribuição do fomepizol está sendo realizada pelo governo da Bahia para regiões consideradas estratégicas, como Extremo Sul, Sudoeste, Norte e Oeste, com o objetivo de garantir acesso rápido ao medicamento. A previsão é que as novas unidades cheguem ao estado ainda nesta quarta-feira.
De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes estão sendo atendidos com os lotes enviados anteriormente. O protocolo de tratamento com fomepizol costuma utilizar entre quatro e cinco unidades por paciente, podendo variar conforme o peso corporal. No caso do etanol, são aplicadas cerca de 30 ampolas de 10 mililitros por paciente.
Até o dia 8 de dezembro, a Bahia havia registrado sete notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, dois casos foram confirmados, quatro descartados e um seguia em investigação. Em relação às mortes, uma foi confirmada e outra descartada pelas autoridades de saúde.
Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde mantém o monitoramento das notificações de intoxicação por metanol por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A pasta informa que todos os estados contam com insumos para o tratamento dos pacientes e com estoque estratégico para situações emergenciais.
Em outubro, foi instalada a Sala de Situação Nacional para acompanhar o aumento de casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. O espaço foi encerrado em 8 de dezembro, após a redução no número de novos registros e de óbitos.
Entre 26 de setembro e 5 de dezembro de 2025, foram registradas 890 notificações no país. Desse total, 73 casos foram confirmados, 29 permaneciam em análise e 788 foram descartados por não apresentarem indícios de metanol. Entre os casos confirmados, 22 evoluíram para óbito.
Após o encerramento da Sala de Situação, o acompanhamento dos casos segue sendo feito por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e pelas equipes de vigilância de intoxicações exógenas nos estados.
A Sala de Situação contou com a participação de diferentes secretarias do Ministério da Saúde, além de órgãos como Anvisa, Fiocruz, Ebserh, Conass, Conasems, Conselho Nacional de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública, responsáveis por ações de controle e investigação.
TRAGÉDIA Jovem morre após ser jogada sem corda em atividade de Rope Jump
SOB INVESTIGAÇÃO Menino de 11 anos morre após comer bolo “envenenado”
APÓS DENÚNCIAS Secretaria divulga fotos de presídio onde está Deolane; veja! Mín. 21° Máx. 33°